domingo, 11 de março de 2012

A permuta dos Santos

Há um artificio do catolicismo popular, muito bem descrito e cantado na musica de Chico Buarque e Edu Lobo "A Permuta dos Santos", que é o da troca de imagens de santos católicos feitas pelos fiéis entre paróquias com o fim de "provocar" os digníssimos a realizarem o "prometido" ou o "pedido" por estes mesmos fiéis nos anos anteriores.

A busca é irritar as divindades e lembrá-los que o conforto e a fé a eles não tá ali de bobeira e nem pagando pau de graça, ou seja, a rapaziada não tá batendo palma pra maluco dançar.

A sabedoria do catolicismo popular é impressionante e desmente a ideia da fé como alicerçada na omissão, na preguiça de pensar e no desvio impotente para a aceitação de tudo. A fé não impede que existam protestos nem contra o alvo da fé, quanto mais por sobre o humano que amiúde impede realizações pessoais e coletivas. A rapaziada tirando os santos de lugar também dá o recado que pode não ser tolerante com os não santos.

Nas cidades e nas mentalidades nem tão populares assim , há imagens que no entanto pululam o imaginário de parte da sociedade e de parte de sua inteligentsia  e que indicam que precisam mais do que permutas para serem transformadas em uma simples construção de igualdade.

Temos por exemplo o uso de um biologismo rastaquera para justificar o injustificável e misógino pagamento à menor da força de trabalho feminina ou o legalismo zé ruela pra defender escravismos tupiniquims por cantoras de rock.

A rapaziada saca do bolso sofismas mal sustentados em si mesmos quanto mais se lançados na arena de outras paróquias. A biologização do pagamento à menor do trabalho feminino é até bacana sob o ponto de vista da ficção, porque o baila comigo  do autor pra não dizer logo que mulher é inferior e tem  que ocupar o que lhe apetece biologicamente, com algumas vagas no mercado de trabalho especificas para elas, enfermeiras por exemplo, chega a ser fofo. 

É até fofo pensar em como se sustenta que existem mais mulheres na Medicina do que na Engenharia sem que o aspecto sócio-cultural tenha ido lá pra dar sua sambadinha, sem que tudo o que circula a ideia de gênero no âmbito social tenha sido sequer bolinado, com consentimento obviamente.

A imagem do santo da biologia foi posta em sua catedral pseudo-científica pra ser o centro das atenções de um mal dissimulado machismo sustentador da lógica própria do mercado de dividir pra conquistar. O autor, que acredito que só tenha feito seu trabalho, prefere atribuir uma culpa divina pela construção de um alicerce genético à fêmea que sustenta como um contrato ad eternum de inferioridade, inclusive no ganho por sobre a venda de sua força de trabalho, a colocar pra jogo  a redução da capacidade feminina culturalmente e socialmente como arma para economias que o capital faz. Sem contar obviamente todos os demais aspectos não decorrentes de uma vontade do capital, mas bem sacados e usados por ele.

 E claro ainda rola a cereja do bolo de indicar o que a mulher tem de fazer a partir de uma só fonte de suporte à "autoridade" de seu argumento. Todo o resto da literatura que envolve gênero e caralhinhos voadores no banheiro é a mesmíssima coisa para o digníssimo autor.

Mudar o santo da biologização de lugar não cabe nessa lógica de permuta que busca a partir da remoção de ícones, de sustentáculos divinizados de crenças, alterar a realidade dos fiéis, cuja fé aguardava a intervenção daquele a quem recorrem em momentos onde os limites do humano falham.

A imagem da santa biologia não cabe em outras paróquias que sensibilizem sua parca autonomia como sustentáculo do absurdo a serem outra coisa além de uma santa de fancaria, uma bazófia à inteligencia alheia. 

Em terreno democrático não há igreja ou capela que aceite a santa sob pena de protestos veementes dos demais santos, que em sua longa carreira de permutas no universo do pensamento mágico nunca foram pautados pela irracionalidade preconceituosa travestida de argumento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trasversalize