terça-feira, 13 de setembro de 2011

Hipocrisia, Discurso, Tática e Estratégia

O discurso em política é mato, ou seja, tá a todo momento rolando pelas tabelas. A questão é como ele se adéqua às posturas táticas e à estratégia dos partidos.

Não adiante você dizer que é contra Belo Monte se na hora do "vamo ver" o governo do teu partido constrói Belo Monte, sua vontade foi de vala diante de uma opção tática do sue partido. Você ser contra não mudou em picas o real.

E tem outra seu discurso não se adéqua à opção tática do seu partido, usada para atingir o objetivo estratégico de gerenciar o estado capitalista com um perfil de inclusão social optando pela tática do investimento estatal como forma de fomento ao crescimento econômico e políticas sociais para minimizar a desigualdade. Sua participação dentro da maquina de desenvolvimento de uma política rumo à estratégia final corrobora com a estratégia apontada.

Porque disse isso? Porque li no Twitter figuras públicas do PSOL criticando ações do PT chamando-o de "Tucanos de Bico Vermelho" pelo apoio à questão das OS na administração da saúde do Rio de Janeiro implementada pelo Governo do PMDB.

O Discurso está corretíssimo, sem sombra de dúvida,s porque a ação é escabrosa e via prejudicar mais uma vez a população com uma privatização enrustida da saúde. O problema é como esse discurso se enquadra na opção tática e na estratégia do PSOL e como isso tudo lhe dá ou não "moral" pra detonar o PT.

A opção do PT é dada, ele não quer mudar e tem apoio popular pra ela, sua estratégia é brigar no jogo institucional via alianças políticas com parte das máquinas partidárias  conservadoras pra se manter como gerente do capital de uma forma que essa gerencia permita o "desenvolvimento" ou sejam uma política de fomento estatal da economia com redução de desigualdade via políticas compensatórias. A estratégia é a gerencia do capital via estado, a tática é a atuação via institucionalidade e alianças com partidos conservadores.

Alianças pedem apoio e nisso ele abre mão de certos princípios para perder os anéis e manter os dedos, o apoio às OS foi um. Mas o PT não esconde sua estratégia e pouco fica hoje em dia com discurso pra ocultá-la, o mesmo vale pras suas táticas. Não tem nenhum mistério ai, goste ou não delas, é esse o jogo, está dado.

É legítimo o PSOL combater isso, mas é hipócrita fazer isso partilhando de parte da estratégia e mesmo das táticas.  Qual a  real diferença estratégica do PSOL para o PT? Cês sabem? Nem o PSOL deve saber porque se recusa a fazer esse debate interno e defini-la preocupado com a intervenção na institucionalidade e montagem de máquinas e aparatos político eleitorais ao invés de construir o tal "partido necessário" que se auto-proclama. 


A Tática do PT  de usar aliança eleitoral para construir sue projeto estratégico muda de siglas e nem sempre com qualidade quando falamos das opções do PSOL que salvo rebelião interna para alavancar a candidatura Plínio faria aliança político eleitoral com o PV que sustentava o PSDB  em meio Brasil. Então chamar o PT de tucanos de bico vermelho é hipócrita quando o partido queria se aliar com tucanos auxiliares de bico verde. E a lógica de detonação dos canais A esquerda que foi feito no PT encontram eco na destruição da democracia interna no PSOL via burocratizações que levam à filiações estapafúrdias, golpes de executiva,etc.. Ou Paulo Pinheiro agora é o ápice do socialismo? Ele vem do Ex-
PPS base do PSDB e apoiador de César Maia e Denise Frossard, o PSOL acha que seus tucanos são melhores que o dos outros?


O PSOL tem um belo discurso de alternativa ao PT que a cada dia vai mais para a direita, mas suas práticas definem uma tática e uma estratégia política mais semelhantes do que diferentes do tão criticado PT.  

O que o PT faz é danoso, mas o PSOL repete tantas coisas que é quase palpável o dia em que o chamarão de tucanos de Bico solar.  É hora do discurso ficar parecido com as práticas ou seu eco será só o dos ouvintes murmurarem o quanto ele parece hipócrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trasversalize