segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O Choque é de Orla, não de ordem

Carros esperando ordem
Pra quem mora no centro ou na zona sul, ou na zona norte próxima ao rebouças ou à Linha amarela (Vá lá!), o choque é de ordem e arranca alguns elogios. Uns dizem que melhorou a circulação das ruas, o estacionamento irregular, o número de mendigos,etc. Poucos questionam o porque que cadeiras na calçada de bares chique podem e camelôs ou bares mais feinhos não, porque os mendigos sempre voltam da mesma forma, porque não há algo além de remoção, porques e mais porques.


Pra quem mora na Zoa Oeste ou na Zona Norte madureiril talvez a ordem seja a velha e boa lei da selva. 

O choque de ordem é interessante como proposta se fosse de uma ordem democrática, conversada, decidida, com um estado presente e não apenas um estado expulsador de minorias ou presente apenas nas salinhas e areias da orla. 

Carros esperando ordem
Enquanto não tem mais kombi fedorenta na praia, os carros continuam a lotar as calçadas de Vila Valqueire, ônibus continuam passando direto pra velinhos, os bares continuam a lotar as calçadas de cadeiras, as ruas continuam a ser fechadas por comércio ilegal e lucrativo. Os pequenos camelôs de confiança da vizinhança rodaram todos, mas os bares que lotam e dão boa grana continuam por vezes até ocupando meia rua.

O choque de ordem de Vila Valqueire teve até data, e obviamente foi só jogo de cena. A única referencia de choque de ordem duradouro pela área foi a expulsão de camelôs da praça Saiqui, fora isso a invasão das calçadas pelos carros continua, inclusive com casos de doentes terem as macas erguidas nos ombros por enfermeiros para poderem ser removidos a hospitais.

O choque de orla também persegue os humildes, mas ainda guarda algum grau de positividade, porque realmente ordenam os espaços, algo interessante, o choque de ordem na zona oeste só persegue os pobres e humildes, mantendo a liberdades dos donos da grana das lojas que ocupam as calçadas, e talvez a propina de quem interessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trasversalize